Polícia Civil e órgãos parceiros levam orientações a estudantes para prevenção à violência
22/04/2025
(Foto: Reprodução) A ação contou com o apoio e participação de representantes do Conselho Tutelar do Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social e Polícia Militar. Delegado Ariosnaldo Vital Filho, titular da delegacia de Rurópolis, durante palestra para os estudantes
Polícia Civil / Divulgação
Com o objetivo de fortalecer a prevenção à violência, reforçar o bem-estar dos alunos, promover a harmonia na comunidade escolar e criar um ambiente escolar seguro e acolhedor, a Polícia Civil de Rurópolis, no sudoeste do Pará, vem realizando visitas e levando orientações a escolas da rede pública do município.
De acordo com o delegado de Polícia Civil, Ariosnaldo Vital Filho, o trabalho segue as diretrizes do Programa "Escola Segura" do Governo do Estado do Pará, e conta com visitas nas escolas do município e palestras. Uma das instituições visitadas antes do feriado prolongado da Semana Santa, foi a Escola Estadual Governador Eurico Valle, localizada no Centro da cidade.
Palestrantes e alunos na Escola Estadual Governador Eurico Valle
Divulgação
A ação contou com o apoio e participação de representantes do Conselho Tutelar do Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social e Polícia Militar.
"No trabalho realizado com os estudantes da Escola Eurico Valle, os objetivos do programa foram alcançados. Não temos dúvida que, a partir das orientações que levamos juntamente com os parceiros do programa, foi plantada ali a ideia de respeito e de convivência harmônica, tão importante e para o bem-estar dos próprios alunos e para um ambiente escolar acolhedor", ressaltou o delegado Ariosnaldo Vital Filho.
Equipe envolvida nas visitas e palestras com direção da Escola Estadual Governador Eurico Valle
Polícia Civil / Divulgação
Para a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Rurópolis, Josiane Rodrigues de Moura, o programa tem permitido a criação de vínculos importante para a cultura de paz nas escolas.
"O programa Escola Segura está de parabéns, porque cada vez mais a gente está criando vínculos dos alunos, para que esses alunos possam ter a confiança de relatar o que está ocorrendo, seja de violência nas escolas ou de violência doméstica nas residências, e assim possamos ter uma sociedade mais segura", observou.
Diretores e professores também participam da palestra realizada pela Polícia Civil e parceiros.
Escola Segura
O programa "Escola Segura" instituído em 3 de maio de 2023, é uma ação do Governo do Estado que surge a partir da articulação entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com o objetivo principal de: garantir bem-estar, segurança e harmonia à comunidade escolar.
A iniciativa conta com mais de mil policiais militares da ativa, que já estão contratados em jornada extraordinária, e outros 45 da reserva serão convocados para apoiar as regionais de ensino.
Desde o dia 14 de abril de 2023, as escolas da rede estadual de ensino contaram com o apoio da frota do programa e com o aplicativo “Alerta Pará Escola” para apoio imediato em situações emergenciais em todas as escolas. No primeiro ano (2023), os investimentos em segurança na educação ultrapassaram R$54 milhões.
"O Escola Segura garante, sobretudo, uma aproximação maior com as famílias, para que possamos desenvolver atividades efetivas para a proteção dos nossos estudantes e profissionais. Realizamos uma série de ações a partir da Assessoria de Convivência Educacional para conseguir uma rede de apoio efetiva e um ambiente adequado para todos”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região