Lula está neurologicamente perfeito após procedimento para evitar novos sangramentos na cabeça, diz equipe médica
12/12/2024
Os médicos disseram que o procedimento teve caráter preventivo e reiteraram que em nenhum momento o presidente teve lesão cerebral. Lula está neurologicamente perfeito depois do procedimento para evitar novos sangramentos na cabeça, diz equipe médica
Reprodução/TV Globo
Os médicos do presidente Lula informaram que ele está bem e neurologicamente perfeito, depois de ter passado por um procedimento preventivo na cabeça para evitar novos sangramentos.
O procedimento começou pouco depois das 7h. O presidente foi sedado, mas não precisou de uma anestesia geral. Às 8h30, o cardiologista Roberto Kalil Filho disse que tudo tinha corrido bem.
"Acabou de acabar o procedimento. Foi com sucesso, consegui embolizar aquela artéria. O presidente está acordado, conversando, acabou o procedimento”, diz o cardiologista Roberto Kalil Filho.
O procedimento desta quinta-feira (12) foi uma complementação da cirurgia de emergência realizada no início da semana, quando Lula teve um sangramento intracraniano que não afetou o cérebro.
Na madrugada de terça-feira (10), os médicos retiraram o sangue que se acumulou dentro de uma cápsula de 3 cm - entre o osso e uma das membranas que formam as meninges, chamada dura-máter. Os cirurgiões colocaram um dreno para remover o líquido acumulado na cápsula.
Os médicos explicaram que o hematoma é consequência de uma queda que Lula sofreu em outubro, quando bateu a cabeça no banheiro, no Palácio da Alvorada. Na época, o presidente levou cinco pontos na nuca.
Já na embolização, realizada na manhã desta quinta-feira (12), um catéter, que é um tubo longo e fino, foi introduzido pela artéria femoral, na perna, e chegou até a entrada da artéria da meninge, na cabeça. A artéria da meninge foi obstruída com um material cirúrgico inserido por dentro do catéter.
"O que a gente injeta é como se fosse uma gelatina, umas partículas, na verdade, que entopem esse vaso. O que importa é deixar de chegar o sangue nesse local. Um procedimento relativamente simples”, explica José Guilherme Caldas, neurocirurgião e radiologista intervencionista.
Os médicos disseram que o procedimento teve caráter preventivo.
"Ele está neurologicamente perfeito, está ótimo, conversando. Hoje foi um procedimento para que nós não enfrentemos no futuro, o que aconteceu nesta última jornada que ele passou”, afirma o neurocirurgião Marcos Stavale.
"Esse risco vai diminuindo exponencialmente no passar dos dias. Então, a cada dia que passa cai muito esse risco. Hoje, ele está por volta agora, com todo o procedimento para menos do que 5%. Na medicina não existe nem zero, nem 100%. Agora com todo esse procedimento, o risco disso se refazer é bem menor. Ele está muito bem e apto a praticar qualquer ato de vida civil, ato de manutenção da vida, ele está cognitivamente íntegro. A única coisa que a recomendação médica é que ele não se esforce, nem física e nem mentalmente”, diz o neurocirugião Rogério Tuma.
A equipe médica do presidente reiterou que em nenhum momento Lula teve lesão cerebral.
"Sequela é nenhuma. O presidente desde o primeiro momento ele não ficou com sequela alguma”, afirma o cardiologista Roberto Kalil Filho.
A coordenadora de Saúde da Presidência, Ana Helena Germoglio, disse nesta quinta-feira (12) que o presidente Lula chegou a ter febre e um quadro gripal na segunda-feira (9), mas que já está curado.
"Os exames já se normalizaram, então não há mais sinal sugestivo de doença viral. Mas, sim, pode ter sido uma concomitância de fatores que podem ter precipitado esse quadro inflamatório que chegou na hemorragia”, diz Ana Helena Germoglio, infectologista e coordenadora de Saúde da Presidência.
A médica também disse que nesta sexta-feira (13) Lula já pode ter alta da UTI - mas sem mudar de ambiente.
"A partir do momento que a gente tira essa monitorização contínua, então significa que ele não está mais sobre os cuidados de UTI. Mas em relação ao espaço físico onde hoje o presidente está alojado, ele vai permanecer no mesmo espaço físico. Apenas o que vão mudar serão os cuidados, para não gerar aquela expectativa de que ele vai sair de um lugar A para um lugar B”, diz Ana Helena Germoglio.
A previsão de saída do hospital se manteve: no início da próxima semana.
"Depois da alta hospitalar a programação, o presidente poderá ir para Brasília, acho que segunda ou terça, quer dizer, um dia a mais ou a menos, depende muito da evolução, que está sendo muito boa. E obviamente, no Palácio, ele pode retornar uma agenda de despacho. A gente não vê problema algum em relação a isso. Então, o que se espera é que na próxima semana o presidente esteja já no Alvorada. Claro que, após o procedimento cirúrgico, após o que aconteceu, vai se requerer um repouso relativo por algumas semanas talvez, entendeu? Mas isso é tudo relativo”, afirma Roberto Kalil Filho.
Às 19h, um novo boletim do hospital informou que na parte da tarde, Lula realizou novos exames laboratoriais e, no início da noite, os médicos retiraram dreno da cabeça sem intercorrências. Que o presidente permanece lúcido e orientado, conversando normalmente, alimentou-se bem e recebeu visitas de familiares.
Lula está neurologicamente perfeito depois do procedimento para evitar novos sangramentos na cabeça, diz equipe médica
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Lula está bem e deve ter alta na semana que vem, dizem médicos após procedimento
Lula passa por procedimento para evitar novo sangramento na cabeça e já está acordado, diz médico
O aniversário da MARA NÓVEIS está chegando! São 20 anos decorando a sua casa com o que há de mais moderno em móveis e eletrodomésticos. Venha conferir!