IBGE: aumenta o número de brasileiros que moram de aluguel no país; quem tem imóvel próprio ainda é maioria
13/12/2024
O Censo 2022 mostra que, de uma forma geral, a casa do brasileiro melhorou: 87% da população mora em domicílios com revestimentos nas paredes. Em 2010, esse índice era menor. Segundo o Censo, há mais brasileiros vivendo em imóveis alugados
O IBGE divulgou nesta quinta-feira (12) mais um conjunto de dados do último Censo demográfico e revelou um aumento na proporção de brasileiros morando em imóveis alugados.
Um novo lar. Só a economista Michelle Ferreira e a filha de 9 anos. Depois da separação, é tudo com ela dentro de casa: da arrumação da árvore de Natal ao pagamento do aluguel.
"Usar mais transporte público, comprar com muito mais moderação. Então, foi um ajuste no padrão de vida que eu tinha para poder pagar agora o aluguel”, conta.
O último Censo do IBGE, com dados mais detalhados, revela que um em cada cinco brasileiros mora de aluguel. Quem tem imóvel próprio ainda é maioria. Mas o índice da casa própria vem caindo nos últimos Censos e o do aluguel está crescendo.
Censo: imóvel próprio x imóvel alugado
Jornal Nacional/ Reprodução
O principal tipo de família que vive em casas ou apartamentos alugados é formado por apenas um progenitor, normalmente a mãe, e pelo menos um filho. Depois, vêm as pessoas que moram sozinhas.
O Censo 2022 mostra que, de uma forma geral, a casa do brasileiro melhorou: 87% da população mora em domicílios com revestimentos nas paredes. Em 2010, esse índice era menor.
Além da infraestrutura das casas, o Censo revela outros avanços: no acesso à internet, na compra de eletrodomésticos. Mas todos os indicadores registram também a desigualdade que ainda existe no Brasil. O acesso à internet já chega a nove em cada dez domicílios. A parcela dos negros e pardos que não têm internet é maior do que a de brancos. 68% da população tem máquina de lavar em casa. Um crescimento expressivo em relação aos últimos censos.
IBGE: aumenta o número de brasileiros que moram de aluguel no país; quem tem imóvel próprio ainda é maioria
Jornal Nacional/ Reprodução
Eletrodomésticos que facilitam a vida, especialmente das mulheres, são mais comuns nas casas da Região Sul e bem menos no Nordeste.
"Essas populações em maior proporção em domicílio sem máquina de lavar roupa, com maior número de moradores por dormitório. Então, esse padrão de desigualdade por cor ou raça se repete em outros indicadores. Apesar do avanço, a gente ainda tem um caminho para percorrer”, diz Bruno Perez, analista do IBGE.
A dona de casa Ana Carla Silva mora em Granja, no norte do Ceará, e cuida sozinha dos três filhos.
"Aqui é a cozinha, aqui é a rede do de 9 anos, ali a de 12 e a de 5 aqui”, conta.
Ela sonha com uma casa digna:
"Uma casa digna, assim que eu falo, não estou falando em riqueza, estou falando uma coisa de ter um chão bom para pisar, de ter uma rede, uma cama... Tanto faz. Que eles se sintam confortáveis", diz.
LEIA TAMBÉM
Um em cada cinco brasileiros mora de aluguel no país, diz IBGE
89% dos brasileiros têm acesso à internet em casa, diz IBGE
Brasil tem 1,5 milhão de pessoas vivendo em casas de taipa sem revestimento ou madeira reaproveitada, aponta IBGE
O aniversário da MARA NÓVEIS está chegando! São 20 anos decorando a sua casa com o que há de mais moderno em móveis e eletrodomésticos. Venha conferir!