Governo da Bahia assina contrato de empréstimo para construção da Ponte Salvador-Itaparica; acordo prevê até US$ 150 milhões
12/12/2024
Quantia aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal chega a R$ 800 milhões quando convertida para a moeda brasileira. Governo da Bahia assinou contrato de empréstimo para construção da Ponte Salvador-Itaparica
Feijão Almeida/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), assinou o contrato de financiamento para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. O acordo liberado pelo Senado Federal prevê empréstimo de até US$ 150 milhões, que pode chegar a R$ 800 milhões quando convertidos para a moeda brasileira.
Segundo o Governo, o dinheiro será usado para a recuperação e a duplicação do trecho da BA-001 que conecta Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica, e faz parte das obras complementares do Sistema Viário Integrado da ponte.
O contrato prevê ainda destinar parte do recurso ao financiamento parcial de contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP).
Ponte Salvador-Itaparica: etapa de sondagem na beira do mar é iniciada
A assinatura aconteceu na quarta-feira (11). Além do governador, estiveram presentes outros representantes do governo e do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), que irá financiar o dinheiro.
Em nota, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, explicou que a relação com a CAF é parte de uma etapa estratégica, de diálogo com agências de fomento, para garantir que a ponte seja uma realidade.
“A construção de uma obra de tanto impacto, como é a Ponte Salvador-Itaparica, demanda um planejamento financeiro adequado. Dentro do cronograma do que estamos aportando de recursos, as conversas com órgãos multilaterais, com agências de fomento, fazem parte. Então, é um valor significativo, mas é uma parte do planejamento financeiro que já está desenhado, garantido, para que a ponte Salvador-Itaparica seja uma realidade”, destacou.
Conforme divulgou o Governo, a execução do projeto será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos:
Trecho 1 - Acessos viários em Salvador;
Trecho 2 - Ponte Salvador-llha de Itaparica;
Trecho 3 - Chegada da Ponte à llha de Itaparica;
Trecho 4 - Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica;
Trecho 5 - Recuperação e ampliação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.
Obras em andamento
Projeto da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica
Divulgação/Concessionária Ponte Salvador-Itaparica
Com o início dos trabalhos de base, o canteiro de apoio à sondagem já está em funcionamento na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, na região da Calçada, em Salvador.
O local à beira-mar conta com mais de 20 módulos que abrigam laboratórios de análise dos materiais coletados no mar, armazenamento de equipamentos técnicos, refeitório e escritórios administrativos onde trabalham 50 pessoas.
Iniciado trabalho de sondagem para identificar características do solo onde será montada fundação da Ponte Salvador-Itaparica
De acordo com a concessionária que administra a ponte, esses laboratórios são especializados em ensaios de amostras de solo e rocha e são dotados de equipamentos de alta tecnologia — as ferramentas vieram da China exclusivamente para essa atividade.
No caso do solo coletado no fundo da Baía de Todos-os-Santos, são feitas análises de granulometria, umidade, limite de liquidez, limite de plasticidade e compressão.
Já nas amostras de rocha, são analisados aspectos como carga pontual, umidade, peso volumétrico, compressão e tração, por exemplo.
A etapa de sondagem envolve a obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os pilares da ponte. Em seguida, o material coletado passa pela análise nos laboratórios instalados no canteiro instalado na região da Calçada. Nessa fase, é possível compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura.
Iniciada nova etapa de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica que inclui perfuração em águas rasas
A sondagem foi iniciada com as operações terrestres em janeiro deste ano, em Vera Cruz. Conforme apontado pela concessionária, até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.
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