Em Oriximiná, centro de instrução promove capacitação em técnicas de sobrevivência na selva
22/04/2025
(Foto: Reprodução) Os participantes aprendem a utilizar recursos naturais, garantir sua segurança e sobrevivência, além de desenvolver habilidades como resiliência, liderança e tomada de decisão sob pressão. Curso de sobrevivência na selva, promovido pelo CISS em Oriximiná
CISS / Divulgação
Em Oriximiná, oeste do Pará, uma turma formada por mais de 30 alunos, de várias regiões do Brasil, participou ao longo de uma semana, do curso de sobrevivência na selva promovido pelo Centro de Instruções de Sobrevivência na Selva (CISS), referência na formação de militares e civis para atuação em ambientes naturais extremos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Entre os participantes, alguns são iniciantes na área de sobrevivência, enquanto outros já possuem alto nível de capacitação. A turma contou com a presença de participantes da Série Largados e Pelados.
Turma formada no curso de técnicas em sobrevivência na selva promovido pelo CISS
CISS / Divulgação
Durante a semana de curso, os alunos receberam instruções sobre animais venenosos e peçonhentos, construções de abrigos, obtenção de água alimentos, instruções básicas de caça e pesca em situações de sobrevivência, resgate em locais de difícil acesso, além de outras diversas instruções, ricas em conteúdo e experiência. A cerimônia de formatura foi realizada no último dia 17, em Oriximiná.
Os cursos do CISS envolvem treinamentos imersivos no interior da selva, onde os participantes aprendem a utilizar recursos naturais, garantir sua segurança e sobrevivência, além de desenvolver habilidades como resiliência, liderança e tomada de decisão sob pressão.
Curso de formação em sobrevivência na selva
CISS / Divulgação
Patrulhas na Selva
Como parte da capacitação técnica em cursos práticos realizados diretamente na floresta, com o objetivo de preparar os participantes para enfrentar situações de risco e emergência em áreas remotas e de difícil acesso, o CISS iniciou no último sábado (19), o curso de Patrulhas de Selva. Parte dos alunos do curso de sobrevivência segue na formação se juntando a alunos novos.
Cursos oferecidos:
Curso de Sobrevivência na Selva – Nível I: voltado para iniciantes, aborda técnicas básicas como obtenção de água e alimento, construção de abrigos e orientação.
Curso de Sobrevivência na Selva – Nível II: direcionado a quem já concluiu o curso básico, aprofunda os conhecimentos com técnicas avançadas e desafios mais intensos.
Curso de Instrutor de Sobrevivência na Selva: forma multiplicadores com domínio técnico e capacidade de conduzir treinamentos para novos grupos.
Por que participar?
De acordo com a direção do CISS, mais que uma formação técnica, os cursos do Centro de Instruções de Sobrevivência na Selva proporcionam uma experiência transformadora. O participante desenvolve autoconfiança, capacidade de adaptação e espírito de equipe – competências valiosas tanto em contextos profissionais quanto pessoais. Além disso, a certificação internacional emitida ao final de cada curso reconhece oficialmente o preparo e a qualificação adquiridos.
Participantes e instrutores do curso de sobrevivência na selva promovido pelo CISS
CISS / Divulgação
São aceitos participantes a a partir de 17 anos e que estejam em boas condições de saúde física e mental. É necessário apresentar documentação pessoal válida.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região