Nível de umidade relativa do ar ficou em 9% nesta quarta-feira em Rio Preto; o ‘menor da história’ desde o início das medições na cidade
04/09/2024
Além de São José do Rio Preto (SP), outras cidades da região registraram baixos índices de umidade relativa do ar. Situação que pode ter propiciado um incêndio na Reserva Indígena de Braúna (SP). Represa de São José do Rio Preto (SP)
TV TEM / Rogério Pedrozo
São José do Rio Preto registrou, nesta quarta-feira (4), o nível de umidade relativa do ar de 9%. Esse é o menor índice da série histórica da cidade desde o inicio das medições oficiais que começaram em 2008.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O número foi registrado na estação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no bairro Eldorado, às 16h.
De acordo com a Cetesb, o menor índice de umidade do ar tinham sido registrado na cidade nos anos de 2010 e 2011; à época com 11%.
Rio Preto atingiu 38 graus ao longo da quarta-feira. Em Ilha Solteira, Santa Salete e Dirce Reis (SP) os termômetros marcaram 40 graus.
Má qualidade do ar
Nesta quarta-feira, os rio-pretenses respiraram ar com 68 microgramas de material particulado inalável fino (MP2,5) por metro cúbico de ar. Praticamente quatro vezes mais do que o aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 15 microgramas de MP21,5/m³ de ar. O número também foi divulgado pela Cetesb.
São José do Rio Preto (SP)
TV TEM / Rogério Pedrozo
Baixa umidade do ar
De acordo com o Ciiagro/ Inmet, diversas cidades da região noroeste de São Paulo atingiram níveis de umidade relativa do ar considerados preocupantes nesta quarta-feira.
Veja abaixo a lista completa:
7% - Santa Fé do Sul (SP)
8% - Jales e Votuporanga (SP)
9% - Valparaíso, Mirassol e São José do Rio Preto (SP)
10% - Ariranha, Cardoso e Araçatuba (SP)
11% - Andradina, Fernandópolis e Catanduva (SP)
Fonte: Ciiagro/ Inmet
Rio Preto registra menor umidade do ar desde o início das medições oficiais
Incêndio
Incêndio atinge Reserva Indígena em Braúna (SP)
TV TEM / Felipe Nunes
A baixa umidade do ar proporciona o surgimento de focos de incêndio.
Um incêndio atingiu às margens da Rodovia Assis Chateaubriand, SP 425, próximo a Reserva Indígena Icatu, em Braúna (SP), na tarde desta quarta-feira. O fogo começou na plantação de cana-de-açúcar.
Um trecho da rodovia, no quilômetro 315, precisou ser interditado pela Defesa Civil. Brigadistas de usinas da região atuam no combate às chamas.
A fumaça era vista de longe. O incêndio é considerado de grande proporção.
Por pouco o fogo não atingiu a casa dos indígenas que agora tentam calcular os prejuízos ambientais.
Incêndio de grandes proporções é registrado próximo a aldeia indígena em Braúna
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
O aniversário da MARA NÓVEIS está chegando! São 20 anos decorando a sua casa com o que há de mais moderno em móveis e eletrodomésticos. Venha conferir!