Emiliano Queiroz morre, aos 88 anos, no Rio de Janeiro
05/10/2024
Depois da estreia na TV Globo em 1965, atuou em mais de 70 novelas, seriados e minisséries. Foi Juca Cipó em ‘Irmãos Coragem’ e deu vida a Dirceu Borboleta de ‘O Bem Amado’. Emiliano Queiroz, o Dirceu Borboleta de "O Bem Amado", morre, aos 88 anos
O Brasil perdeu nesta sexta-feira (4) mais um talento grandioso: o ator Emiliano Queiroz, aos 88 anos de idade.
Quantos personagens cabem na vida de um ator? Na de Emiliano Queiroz, foram mais de 300. O talento para interpretar foi reconhecido cedo pela mãe. O filho não passava de um menino de 6 anos em Aracati, no litoral do Ceará, quando um padre quis convencê-la que o menino tinha vocação para o seminário.
Do teatro na escola, foi para rádio. E da rádio em Fortaleza, decidiu que era hora de rumar para São Paulo.
“Aí: ‘Como eu vou para São Paulo? Não tenho dinheiro, não tenho nada’, meu pai tinha acabado de morrer. Eu tinha um cunhado meu que ele tinha uns caminhões que viajavam para São Paulo levando carga e tal. ‘Eu vou entrar no caminhão’. Aí eu fui no caminhão dele para São Paulo. Tipo pau-de-arara, entende?”, contou Emiliano Queiroz ao Memória Globo em 15 de dezembro de 2000.
Emiliano Queiroz
Reprodução/TV Globo
Depois da estreia na TV Globo em 1965, atuou em mais de 70 novelas, seriados e minisséries. Foi Juca Cipó em “Irmãos Coragem”, de 1971. Foi também nos anos de 1970 que Emiliano interpretou um personagem que marcou a memória de muitos brasileiros e que o acompanharia pelo resto da vida: o inesquecível Dirceu Borboleta de “O Bem Amado”.
A construção do personagem é um capítulo à parte. A gagueira de Dirceu Borboleta surgiu por acaso, nas discussões em cena com Paulo Gracindo. E o ator soube tirar proveito para criar um personagem que entrou para história da TV.
Emiliano Queiroz interpreto o personagem Dirceu Borboleta de “O Bem Amado”.
Reprodução/TV Globo
Ele participou de um marco do teatro brasileiro. Fez a travesti Geni na primeira montagem da Ópera do Malandro, de 1978. Foi a atuação dele que inspirou Chico Buarque a compor a música do personagem.
O talento de Emiliano em “Alma Gêmea” está no ar em “Vale a Pena Ver de Novo”.
Emiliano Queiroz estava com 88 anos. Tinha acabado de colocar três stents no coração. Nesta sexta-feira (4), teve uma parada cardíaca e não resistiu.
Emiliano Queiroz morre, aos 88 anos, no Rio de Janeiro
Reprodução/TV Globo
Quando celebrou 60 anos de carreira, em 2012, Emiliano Queiroz fez do palco um cenário de memórias. Na peça “Na Sobremesa da Vida”, relembrou a própria trajetória: uma vida passada diante das luzes, das câmeras e da plateia.
“Alquimia só acontece nesse encontro, como agora, aqui, aqui agora, entre nós. Amanhã, amanhã só resta a lembrança. A comovente lembrança”, disse Emiliano Queiroz.
Emiliano Queiroz na peça “Na Sobremesa da Vida”
Reprodução/TV Globo
Um artista completo e que cultivava admiração por onde passava.
“Companheiro de todas as horas. Um homem de muita cultura, com uma experiência vastíssima, como diretor de teatro, como escritor, escritor de novelas. Enfim, um homem que passou por tudo que essa profissão pode oferecer”, afirma o ator Tony Ramos.
Para gerações mais jovens, Emiliano Queiroz não foi apenas referência. Ele também ocupou o lugar de mestre. Um professor generoso, disposto a compartilhar o que sabia fazer como poucos.
“Grande ator, grande caráter, grande figura. Um dos maiores artistas do Brasil. Vai estar sempre no meu coração. Ensinamento para tudo. Ele sabia de tudo”, diz o ator Emilio Orciollo Netto.
“Nós passamos dois anos rodando por esse Brasil, e eu sempre me divertindo, sempre aprendendo com esse ator magnífico, um mestre. Tão carinhoso, tão querido”, diz o ator Lúcio Mauro Filho.
Amigos e colegas de trabalho falam da importância de Emiliano Queiroz no cenário cultural do país
Reprodução/TV Globo
Amigos e colegas de trabalho falam da importância de Emiliano Queiroz no cenário cultural do país
O ator Ary Fontoura lembrou a longa amizade entre os dois.
“Meu grande amigo desde 1965, quando eu cheguei no Rio de Janeiro. Trabalhamos juntos, fizemos trabalhos admiráveis. Emiliano, você vai fazer falta”, diz.
Em uma rede social, a atriz Beth Goulart também homenageou Emiliano Queiroz: “Nosso amado ‘Dirceu Borboleta’ voou para novas dimensões de existência”.
Em uma rede social, a atriz Beth Goulart homenageou Emiliano Queiroz
Em uma rede social, a atriz Beth Goulart homenageou Emiliano Queiroz
Reprodução/TV Globo
Matheus Nachtergaele conta que se sentiu honrado por ter tido a chance de viver no cinema o personagem icônico e que marcou a história da TV brasileira:
“Jamais consegui ou tentei superar a beleza do Dirceu Borboleta do Emiliano. Uma presença sempre tranquila, alegre, com um amor imenso pela profissão. Um temperamento de príncipe. Emiliano, para sempre no meu e nos nossos corações”.
O velório de Emiliano Queiroz será neste sábado (5), de 11h às 15h, na Casa de Cultura Laura Alvim, na Zona Sul do Rio.
Emiliano Queiroz
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Emiliano Queiroz, o Dirceu Borboleta de 'O Bem-Amado', morre no Rio
Emiliano Queiroz morre no Rio; veja FOTOS da carreira do ator
O aniversário da MARA NÓVEIS está chegando! São 20 anos decorando a sua casa com o que há de mais moderno em móveis e eletrodomésticos. Venha conferir!